ALERGIA A ESMALTE

Olá MENINAS!!!! Tudo bem com vocês????

Sim, é isso mesmo, vocês não leram errado rsrsrs.
Hoje aqui no Whalicate Blog falaremos sobre "ALERGIA A ESMALTE", e acreditem, isso é mais comum do que vocês imaginam. 

Vamos conhecer agora o esmalte mais intimamente (rsrs) ok?

ALGUNS COMPONENTES QUÍMICOS EXISTENTES NOS ESMALTES
  • PMMA (POLIMETILACRILATO) - Plástico que é usado como preenchedor labial. No esmalte sua função é ligar os ingredientes;
  • POLIURETANO - O mesmo plástico que substitui o látex nos preservativos especiais para alérgicos. No esmalte ele tem a função de integrar os pigmentos, para que não formem um grude insolúvel no fundo do vidro;
  • NITROCELULOSE - É utilizado como detonador de explosivos. Na unha, ele forma um filme plástico maleável;
  • ESTERALCÔNIO DE HECTORITA - É um minério de onde se extrai o lítio, utilizado em baterias de celulares e afins. Quando triturado é utilizado em pó no esmalte, o que resulta em uma espécie de cola, entrando em contato com a temperatura da mão (que é de aproximadamente 35°C), ele provoca a evaporação dos solventes, como a acetona por exemplo, presente nos esmaltes. É dessa maneira que o esmalte se fixa na unha;
  • COPOLÍMERO DE ETILENO - É o mesmo componente das suas "Havaianas", nesse caso, é utilizado para endurecer o solado do seu chinelo. No esmalte tem a função de garantir que ele não se despedace. É por causa do "copolímero de etileno" que seu esmalte descasca, ou seja, sai em lascas.

Bom, como vocês puderam perceber, o esmalte não é tão inofensivo quanto parece, mas fiquem calmas, vamos entender agora o que causa a alergia, os principais sintomas e o tratamento, ok?

CAUSADORES  DA ALERGIA:

 Além desses componentes, o esmalte também é composto de TOLUENO OU METIL BENZENO, FORMALDEÍDO OU FORMOL e DBP (DIBUTYL PHTHALATE), essas e outras substâncias presentes nos esmaltes são o que causam as reações alérgicas, pois são tóxicas e cancerígenas. Em alguns países como, Canadá, Estados Unidos e alguns do Oeste Europeu, o uso dessas substâncias foram proibidas.

TOLUENO OU METIL BENZENO - É utilizado como matéria prima para fazer vários produtos como por exemplo o detergente. Devido ao seu baixo custo, é utilizado no em esmaltes como solventes. Ele é o causador de 95% das alergias ao esmalte.

FORMALDEÍDO OU FORMOL - É utilizado de forma inapropriada para alisar cabelos e é altamente tóxico. No esmalte tem a função de conservante, o que aumenta a durabilidade do esmalte e também ajuda na aderência.

DBP (DIBUTYL PHTHALATE) - É um composto orgânico usado na indústria como plastificante. É também usado como aditivo em adesivos e tintas de impressão. No esmalte é usado para maior durabilidade e flexibilidade.

"A tendência mundial é retirar esses componentes da formulação. O grande problema é que quando há alteração da resina, o produto tende a ficar com uma qualidade inferior, além de elevar o custo final, dificultando a aceitação do público".

SINTOMAS:
A alergia pode aparecer em todas as fases da vida, normalmente na fase adulta. E os sintomas caracterizados por vermelhidão, coceira e descamação nas regiões que tiveram contato com as substâncias. Normalmente aparece nas mãos, no rosto, pescoço, olhos e orelhas.
Vejam agora algumas imagens de dermatites de contato alérgico por esmaltes.



DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico pode ser confirmado com a realização de um teste de contato, que é feito da seguinte maneira: uma fita hipoalergênica contendo as substâncias padronizadas é aplicada nas costas do paciente. Após 48 horas o paciente retorna para a 1ª avaliação e após 72 horas para a 2ª.

TRATAMENTO:
Na verdade, não existe tratamento, a pessoa alérgica só poderá usar esmaltes hipoalergênicos ou 3free, inclusive a base, pois elas possuem maior quantidade de resina, o que aumenta a aderência do esmalte.

Mais informações sobre: esmaltes hipoalergênicos e 3free no próximo post do Blog. Aguardem!!!


Espero que tenham gostado!!!
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.
Até a próxima!!!
Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário