A HISTÓRIA DO ESMALTE

Olá MENINAS!!!! Tudo bem com vocês????


Vocês já se perguntaram de onde veio o esmalte??
Conheçam agora um pouquinho da história do esmalte :D

hehehehehe

Em meados de 3.500 a.C. (isso mesmo, o negócio é antigo), as MULHERES EGÍPCIAS aplicavam uma tintura preta de henna nas unhas. As cores mais vibrantes eram exclusivamente para as mulheres da família real. Essas cores vibrantes despertavam preferências entre as rainhas do Egito, Cleópatra tinha preferência pelo esmalte vermelho escuro, enquanto Nerfetiti preferia o esmalte de tom rubi.

O mesmo poder de diferença social observada pelo uso do esmalte entre o povo egípcio, era também perceptível entre os CHINESES. Em meados do século 3 a.C., os tons vermelhos e metálicos, que eram feitos de solução de prata, significavam que aquela pessoa tinha uma posição privilegiada na hierarquia social.

Entre os ROMANOS, a pintura dava lugar aos tratamentos com materiais abrasivos, que faziam o polimento das unhas.

Até o século XIX, a tecnologia para o tratamento das unhas ficou relativamente estagnada. Nessa época, os cuidados eram basicamente manter as unhas curtas e lixadas. Em alguns casos, as unhas eram levemente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro. Nessa época, ser recatada era uma importante virtude, por isso, esmaltes extravagantes não seriam bem vistos.

No começo do século XX, os esmaltes começaram a reaparecer e a conquistar seu espaço, eram tons coloridos, mas duravam apenas algumas horas nas unhas :(

A partir de 1920, por causa de Michelle Ménard, as unhas ganharam muito mais cor e glamour.

Apenas no ano de 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que se assemelhavam aos nossos amados esmaltes de hoje.

Na sua primeira versão, os esmaltes eram num tonzinho rosa claro e era aplicado no meio das unhas. Na década de 1930, a pintura nos pés e nas mãos começaram a fazer bastante sucesso, com as grandes estrelas do cinema de Hollywood, como por exemplo Rita Hayworth e Jean Harlow.

Em 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon custearam a invenção de um tipo novo de esmalte, mais brilhante e com um leque muito variado de cores.
Legal né???? rsrsrsrs Eita "esmaltezinho" antigo rsrsrs

Nas próximas décadas, a tecnologia empregada nos esmaltes foi se tornando cada vez mais complexa.
As unhas postiças apareceram como uma ótima opção, elas chamavam atenção e as mulheres não precisavam passar horas e horas na manicure.
hahaha

A partir da década de 50, os trabalhos de manicure e pedicure tornaram-se mais requisitados e acessíveis.

Há pucos anos atrás, criaram máquinas que imprimem uma imagem digital nas unhas. Quanta tecnologia "de lá pra cá" heim??? rsrsrs

Vocês sabiam???? Muitos violinistas utilizam os esmaltes, eles tem a função de evitar a quebra das unhas durante uma apresentação.

Hoje em dia, nós mulheres ficamos doidas em meio a tantas cores, nomes, marcas e estilos de esmaltes. Usamos e abusamos dessa fórmula tão antiga. 

Os esmaltes realçam a beleza de nossas mãos, elevam nossa auto-estima e dizem muito sobre o que estamos sentindo. 

Nosso estado de espírito se revela em nossas mãos. ;)
 


Espero que vocês tenham gostado!!!
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários.
Até a próxima!!!
Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário